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Marketing no Futebol - Daniel Lima Vialôgo - Spessotto

código do produto: 9788559730845

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Descrição


SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO .......................................................................................................... 7
INTRODUÇÃO .............................................................................................................. 9
1. MARKETING ESPORTIVO ....................................................................................... 13
1.1 Conceito ............................................................................................................... 13
1.2. Aplicabilidade e o mix de marketing esportivo no futebol ................................ 14
1.3. Marketing no futebol: uma visão prática ........................................................... 22
2. VISÃO ESTRATÉGICA SOBRE NEGÓCIOS NO FUTEBOL ..................................... 29
2.1. Identificando oportunidades .............................................................................. 30
2.2. O torcedor como objeto de estudo .................................................................... 36
2.3. Segmentação de mercado e o comportamento do consumidor torcedor......... 37
2.4. Patrocínio e oportunidades no futebol .............................................................. 41
2.5. A importância do planejamento no marketing esportivo .................................. 44
3. PROFISSIONALIZANDO O MARKETING NOS CLUBES ........................................ 49
3.1. Gestão, estruturação de trabalhos e funcionalidade ......................................... 49
3.2. Matriz de atividades de marketing no clube de futebol .................................... 50
3.3. Imagem e valorização da marca do clube .......................................................... 52
3.4. Licenciamento..................................................................................................... 55
3.5. Comunicação de marketing no futebol .............................................................. 58
4. FERRAMENTAS, AÇÕES E DECISÕES NA GESTÃO DE MARKETING .................... 69
4.1. Utilização do CRM como instrumento para negócios lucrativos ........................ 69
4.2. Uniformes de clubes ........................................................................................... 73
4.3. As arenas ............................................................................................................ 76
4.4. Marketing digital no futebol ............................................................................... 84
4.5. A importância do gerente de futebol e comissão técnica .................................. 90
6 | Marketing no Futebol: Fundamentos, estratégias e ações
5. O PROGRAMA SÓCIO TORCEDOR .................................................................. 99
5.1. Conceito e aplicabilidade .................................................................................... 99
5.2. Orientações para formatar um programa sócio torcedor e fazer dar certo .... 104
5.3. Diretrizes para follow up .................................................................................. 109
6. O DESENVOLVIMENTO DO JOGADOR E A GERAÇÃO DE UM PRODUTO NO
FUTEBOL ........................................................................................................ 115
6.1. Relações entre o jogador e a marca do clube................................................... 117
6.2. Carreira e marketing pessoal: o jogador e práticas a considerar ..................... 118
7. RESPONSABILIDADE NO FUTEBOL ................................................................ 125
7.1. Sustentabilidade e educação: ponto de partida ............................................... 125
7.2 Administrar significa cuidar ............................................................................... 128
CONSIDERAÇÕES ..................................................................................................... 129
REFERÊNCIAS ........................................................................................................... 131
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